7 de fev de 2009

Apenas 15 Euros!...

Nos próximos seis meses, a Índia vai comercializar um computador portátil para as escolas pelo preço de 20 dólares, revela o jornal "Financial Times", na sua edição de hoje. O protótipo do portátil Sakshat será apresentado, amanhã, num evento sobre a Missão Nacional para a Educação, em Tirupati, no Estado indiano de Andhra Pradesh.
Desenvolvido por cientistas indianos no Instituto de Tecnologia de Vellore, no Instituto de Ciência de Bangalore, no Instituto Indiano de Tecnologia de Madras e numa empresa estatal de semi-condutores, este computador terá uma capacidade de dois Gb de memória RAM e ligações sem fios (wireless).
De acordo com a mesma fonte, o projecto está a ser apoiado pelo Governo indiano, no âmbito de um plano para implementar o e-learning em mais de 18 mil liceus e 400 universidades. No entanto, alguns analistas mostram-se cépticos relativamente à viabilidade comercial de um computador vendido por 20 dólares e à capacidade do projecto para atrair um parceiro.

A origem do computador

A Primeira geração(1943-1955)-geração dos computares a válvulas

Em 1946, ficou pronto o que se costuma chamar de de "primeiro computador". A data do inicio de sua contrução (1943)foi estabelecida como marco da computação. Batizado de Eniac(Eletronic numeric Integrator and calculator), era um computador composto por 18.000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada 2 minutos. podia fazer aproximadamente 5.000 cálculos por segundo. Foi desenvolvido para uso militar, como cálculo de balística (cálcular o ângulo e trajetória de bombas). A partir de 1951, começaram a sugir empresas especializadas no comércio de computadores.

A segunda geração (1955-1964)- Geração dos computadres a transistores

Ainda na década de 50 surgiram os trnsistores, coponetes letrônicas que substuiram as válvulas e possuíam várias vantagens. primeiro, eram bem menores. Computadores que antes ocupavam uma sala agora ficava do tamanho de uma estante.Além disso,consumiam menos corrente elétrica e duravam bem mais. Os transistores possibilitaram possibilitaram a produção de computadores menores, mas rápidos, mas confáveis e mas baratos. Consequentemente, passaram a ser fabricados em série. O PDP-8, considerado o primeiro computador com preço "acessível".Foi nesse tipo de coputador que o sistema operacional UNIX começou a ser desenvolvido por Kem thompson e Dennis Rithie.